INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO

SIGA-NOS:

Qual o objetivo da plataforma Saneamento tem solução?

Esta plataforma tem como propósito possibilitar o mapeamento de iniciativas agregando informações dinâmicas acerca das soluções e aplicações feitas, a fim de trazer inspiração para lidar com o saneamento no Brasil.

As informações são apresentadas de forma dinâmica, de forma que seja uma ferramenta prática de uso para diferentes públicos, desde população em geral até técnicos e tomadores de decisão que atuam na gestão pública, prestação de serviços, sociedade civil organizada, consultoria, pesquisa e desenvolvimento.

Buscas específicas podem ser feitas aplicando-se filtros de recortes territoriais, tipo de contexto/problema, tipo de solução proposto, etc.

Nesta primeira versão, serão incluídas apenas iniciativas relativas ao esgotamento sanitário, mas em novos desenvolvimentos agregaremos soluções que abarcam outros componentes do saneamento: o abastecimento de água, o manejo de águas pluviais, de resíduos sólidos e iniciativas de gestão integrada.

Quais os critérios para a inclusão de soluções nesta plataforma?

São consideradas preferencialmente as iniciativas que atendam aos seguintes critérios:

- Iniciativas que avançaram rapidamente com o atendimento à comunidade;

- Iniciativas que avançaram independente das dificuldades impostas pelo contexto local, como falta de recursos, desafios políticos ou técnicos (tipos de ocupação, topografia, condição fundiária, etc.);

- Iniciativas que avançaram com o atendimento utilizando-se de soluções não convencionais (tanto estruturantes como estruturais);

- Iniciativas que desenvolveram soluções inovadoras relacionadas à política pública, arranjo institucional, geração e gestão de informações, independente do avanço alcançado com o atendimento.

Sobre esta plataforma

Esta plataforma foi criada como fruto de um esforço que busca sistematizar soluções sobre diferentes formas de atendimento de esgoto e disponibilizar as diferentes respostas e iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nos mais diversos pontos do país

Ao mapear experiências que lidam de forma distinta com o saneamento, esta plataforma contribui para promover um repertório de soluções cada vez mais rico e eficaz, aos diferentes contextos territoriais.Deste modo, buscamos inspirar e engajar a sociedade e o poder público na missão conjunta de promover soluções cada vez mais adaptadas aos territórios e demandas locais.

Sobre o IAS

O Instituto Água e Saneamento (IAS) é uma organização civil sem fins lucrativos sediada em São Paulo (SP). Fundado em abril de 2019, o IAS busca somar esforços para garantir a universalização do saneamento no Brasil, especialmente para ampliação do acesso ao esgotamento sanitário.

Uma inicial de entrada na comunidade, fortalecendo o engajamento local e a compreensão acerca das questões relacionadas e soluções para o saneamento local. Nesta etapa busca-se implementar alguns sistemas em pontos estratégicos na comunidade (escola, posto de saúde, centro comunitário, alguns domicílios em situação mais crítica), para testar as soluções mais adequadas ao contexto local, além de trazer maior familiaridade ao procedimentos para construção e operação dos sistemas para a população local.

A segunda etapa se refere à replicação dos sistemas para o resto da comunidade e a implementação do sistema comunitário de gestão do esgoto, a ser configurado com base nas soluções adotadas e interesses locais. Assim, além de estender o atendimento adequado no local, por soluções individuais ou sistemas semi-centralizados, busca-se definir dinâmicas e estruturas para as etapas que podem fazer mais sentido de forma coletiva (como o monitoramento e a manutenção de redes, banheiros públicos, sistemas de tratamento de esgoto e/ou lodo fecal, beneficiamento e reuso dos subprodutos gerados).

MAPA DE INICIATIVAS
Conteúdo licenciado sob Creative Commons Attribution 4.0 International License